Boa noite!
Trago a vocês um guia super detalhado de como posicionar wards no dota 2, que é um dos grandes desafios de um suporte atualmente. Saber onde pôr uma ward e onde o inimigo pode colocar, conta como uma vantagem e trunfo para um suporte hoje em dia.
Esse guia é achado no Reddit do dota 2, e foi traduzido pelo meu parceiro Lucas ''Aerdors'' Batista, e queria compartilhar com vocês para ajudar a galerinha que ainda fica na dúvida para escolher o canto certo para wardar. Então boa leitura e tentem extrair o máximo desse guia.
O guia de posicionamento de sentinelas do Tsunami.
Parte 1 – Campos de Pull / Sentinelas para runas
Eu estava cansado disso. Cansado de bloquear meu campo de neutros enquanto destruía sentinelas inimigas. Estava cansado de errar a sentinela no pixel perfeito que bloqueia dois campos neutros. Então eu me sentei me apeguei no console e criei uma partida personalizada para colocar sentinelas. Gastei aproximadamente uma hora e finalmente pude fazer esse guia autoral de como ensinar as pessoas a colocar wards de forma correta.
Campos de Pull:
Bloquear efetivamente e contestar pulls são umas das partes mais difíceis de jogar na hardlane. Não necessariamente você precisa correr para colocar uma sentinela antes dos inimigos aparecerem, mas VOCÊ PRECISA ESCOLHER QUAL POSIÇÃO PARA SENTINELA IRA SUPRIR MELHOR SUA NECESSIDADE. Você acha que estará apto a conseguir uma boa visão do jogo e ficar na área de ganho de EXP? Você quer impossibilitar os suportes inimigos de ganhar EXP da jungle?
Campo de Pull dos Iluminados:
Essas são as sete posições de sentinelas mais famosas para bloquear o campo de pull do lado dos Iluminados. Cada posição é útil em diferentes situações. As linhas vermelhas representam o campo de reaparecimento.
A1 é a famosa sentinela do arbusto mágico. |
Como você pode ver essa sentinela fica posicionada bem no encontro de DOIS campos de reaparecimento. Essa posição te permite bloquear o campo de pull e um campo de grandes unidades neutras dos Iluminados com uma só sentinela. É lindo, mas é instantaneamente contestado em jogos de alto nível, fica muito obvio de perceber
quando se está jogando nos Iluminados e dois campos neutros estão bloqueados.
E do outro lado do espectro nos temos as sentinelas A2 e A6. Essas sentinelas são raramente contestadas, pois o inimigo precisa cortar arvores ou utilizar o entregador voador para enxerga-la. Essas sentinelas são colocadas quando é de extrema importância cortar a EXP da jungle para os suportes inimigos. O custo dessas sentinelas é alto, pois você ira ficar sem visão de uma sentinela observadora pra isso.
Isso nos leva as sentinelas A5 e A7. Pessoalmente essas são minhas favoritas, pois são confusas de ser contestadas e dão uma visão interessante. O que deixa elas tão legais?
É isso mesmo garotinhos e garotinhas, seu suporte pode fazer a audácia de colocar essa sentinela pelo outro lado das árvores no começo do jogo. Atravessar a trilane no começo do jogo pode ser muito perigoso. Essas sentinelas te permitem bloquear o campo e uma visão razoável com o risco reduzido na hora de colocá-las.
Vou passar por cima da A3 e da A4, pois são locais de preguiçosos. A A4 é muito besta. Se você está procurando por uma sentinela que te da uma visão horrível, mas bloqueia o campo, opte pela A6. E a A3... A3 é a cara do: “Olhem eu acabei de aprender a bloquear campos com sentinelas!”. Porém a A3 pode ser a melhor sentinela a ser colocada se o suporte inimigo pensa de mais sobre contestar sentinelas, a área mais obvia vai ser a mais complexa nesse caso.
Campo de Pull dos Temidos:
Comparado ao lado dos Iluminados, bloquear o campo de pull dos Temidos é algo bem amador. Não existem tantas opções para bloquear e a maioria dessas sentinelas pode ser contestada com apenas uma sentinela reveladora.
B3 é provavelmente a única posição que vale a pena discutir. De novo, é uma daquelas sentinelas que te da uma péssima visão, mas é fácil de ser colocada (você a coloca das escadas na parte mais baixa) e muitos jogadores vão falhar em encontrar ela. B1 te da uma boa visão, mas é muito fácil de ser contestada. B2 compartilha a mesma reputação da sentinela A4. B4 raramente vai escapar da primeira sentinela reveladora e é muito difícil de ser colocada pelo hardlaner dos Iluminados.
Runas:
Esse é facilmente o lugar mais frequentado para contestar sentinelas e o lugar mais critico de controle do mapa. Esqueça o nome, sentinelas de runas não são apenas para olhar as runas. Elas vão te dar visão da entrada da sua jungle e da área próxima aos anciões, dois locais que serão frequentemente invadidos pelos inimigos.
Runa Inferior:
Se eu tivesse que adivinhar, eu diria que o local da runa inferior é o local que mais colocam sentinelas no jogo. Entrada da jungle dos Iluminados, entrada dos anciões dos Temidos, rampa do Roshan, runa inferior, entrada do rio. Theos , esse lugar contém isso tudo. Então é uma pena você não ter espaço para criatividade na hora de colocar sentinelas.
Essas quatro sentinelas. Essas Quatro Sentinelas. Em algum ponto da sua carreira no dota você vai colocar uma dessas quatro sentinelas. De fato, quando você completar 100 jogos ao longo do tempo, você provavelmente completou o conjunto de todas elas, é um rito de passagem. Cada uma possui um pedaço de razão do mesmo motivo, mas para a maioria, elas são igualmente boas. C3 é um capo neutro para ambos os times. Todos amam essa sentinela. C4 te da uma visão melhor da rampa do Roshan. C2 te da uma visão melhor da trilha do meio. C1 te da uma visão melhor da jungle dos Iluminados. Essas. Quatro. Sentinelas. Tecnicamente, não existem apenas essas quatro.
C5 e C6 são particularmente mais utilizadas pelo hardlaner dos Temidos. C5 é bem acessível para bloquear o campo médio de unidades neutras dos Iluminados e C6 é a clássica sentinela dos hardlaners dos Temidos. Eu colocaria a C6 mais próxima do campo de unidades neutras como a maioria dos jogadores faria mas vou explicar porque não mais tarde quando for ensinar a contestar sentinelas.
Obs: Essa parte da runa inferior hoje em dia é mais ou menos inútil, pelo fato da atualização que mudou o pitch do roshan, mas eu botei para que o guia não ficasse incompleto, espero que entendam e não me odeiem. xD
Runa Superior:
Conseguir visão da runa superior é muito mais fácil, já que você pode conseguir de vários ângulos. Na maior parte do jogo você vai usar a sentinela D1. Se você parar pra pensar a sentinela D3 é redundante, e mais uma vez, eu vou explicar como isso é relevante quando começarmos a falar sobre contestar sentinelas.
E antes de eu terminar essa parte, eu gostaria de apresentar para vocês a sentinela mais realista do jogo: D4. Eu não ligo para o que você tem para dizer, essa é objetivamente a melhor sentinela do jogo! Eu vou percorrer distancias para manter essa posição para mim durante todo o jogo. Mesmo se for perigoso. Mesmo se eu estiver jogando de Faceless Void. Mesmo se você estiver farmando minha fonte, eu vou usar uma fumaça da enganação e vou colocar uma sentinela nesta posição.
Nenhuma outra sentinela vai ser tão útil em qualquer fase do jogo como minha garota aqui D4. Começo da partida? Parceiro ela da visão de metade da trilha do meio e visão da runa superior. Meio da partida? Eu tenho visão da entrada(principal) da jungle dos Temidos.
Tradução: Lucas “Aerdor” Batista
Fonte: http://www.team-ehug.com
Espero que tenham gostado galera, e muitas coisas legais sobre dota 2 ainda estão por vir, tenham um bom dia e uma ótima leitura!
Lenne - Jegeek
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